A OBRA DA CRUZ NA SANTIFICAÇÃO
Isto acontece no momento da nossa conversão quando nós, antes estávamos mortos nos nossos delitos pecados, nós que andávamos mortos nos corsos desta vida como Paulo diz em Efésio:
"entre os quais nos andamos outrora, segundo as inclinasses da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; iramos por natureza, filhos da ira, como também os demais outrora, vos, gentios na carne, chamados incircunciso por aqueles que se intitularam circuncisos, na carne por mão humanas, naquele tempo, estavas sem Cristo, separado da comunidade de Israel e estranho na as alianças da promessa, não tendo esperança sem Deus nu mundo. "Efésio 2-3:5,11,12.
E nos entregamo-nos a Deus, então o sangue de Jesus derramado no calvário nos alcança e rompe com a barreira que nos mantinha afastado de Deus e nos traz para a sua maravilhosa luz; já que dantes pertencíamos ao diabo e éramos escravos do pecado e Deus nos tirou da sujeira do pecado e nos trás junto dele agora somos libertos pelo sangue de Jesus e nos compra do mundo das trevas e nos faz seus cervos então passamos a o servir e nos tornamos como Pedro diz … geração eleita, o sacerdócio real a nação santa e o povo adquirido porque "¬não foi com coisa corruptíveis, como prata ou ouro, que foste resgatados da vossa má maneira de viver que por tradição recebeste de vossos pais, mais com o precioso sangue de Cristo, como a de um cordeiro imaculado e incontaminado,"1Pedro118:19
Tudo o que era nosso passa a pertencer a Deus e ele toma o controle de tudo. Tudo o que fazíamos por nós mesmos temos de deixar e o que fazemos agora tem de ser de acordo a provação de Deus, e tudo que for por palavra o por obra tem de ser para a honra e glória dele; se vivermos ou morremos, se padecemos tem de ser por ele, pregar o evangelho e dar toda a nossa atenção a ele. Agora santos, nós, devemos como luz do senhor andar na luz, e no espírito, mais lembremo-nos que isso é resultado da santificação pelo sangue no cristão na conversão. O homem velho da nossa natureza pecaminosa já foi morto pela cruz de Cristo; nós morremos com Cristo e já não faz parte a velha natureza, agora ressuscitamos com Cristo e nos revestimos de um novo homem que já não tem prazer no pecado porque já fomos transformado e santificados. Agora como os cristãos de Corinto, já fazemos parte dos santificados em Cristo Jesus, chamados santos com todos os que em todos os lugares evocam o senhor Jesus.
Paulo quando escreveu para a igreja de Corinto, ele sabia dos problemas que a igreja enfrentava mais mesmo assim Paulo na introdução da carta não deixou de considerar o "cristão de Corinto como santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso senhor Jesus Cristo, senhor deles e nosso". Esses problemas como LEALDADE: Os coríntios organizavam em torno de vários mestres e líderes da Igreja – Pedro, Paulo, e Apolo. Essas lealdades levaram ao orgulho intelectual e criarão um espírito de divisão da Igreja. IMORALIDADE: Paulo recebeu um relatório dos pecados sexuais na Igreja de coríntios. As pessoas se tornaram indiferentes com imoralidade. Ouros tinham concepções ironias a respeito do casamento. ADORARÃO: Paulo tratou de questões de desordem na adorarão. As pessoas estavam participando na ceia do Senhor sem primeiro confessarem os seus pecados, dos dons Espirituais e a RESSURREIÇÃO:
Algumas pessoas negavam que Cristo havia ressuscitado dos mortos. Outros pensavam que as pessoas não poderiam ser fisicamente ressuscitadas ³ Agora vejamos, isto não significa que podemos pecar porque não deixaremos de ser santo como a Igreja de Corinto, mais com tudo, devemos como santos limitados buscar mais e mais a purificação e a santificação e o justo nos seus caminhos deve fazer mais justiça ainda e procurar" viver uma vida completamente debaixo do Senhor"Heb12:14 (B.L.H), o cristão tem de procura fazer a diferença sendo perfeito como e o nosso senhor, e "aperfeiçoando a santificação no temor de Deus"1Cort 7:1…